02/08/2018 11h42

Crente X Cristão

Você crê que existe um só Deus? Muito bem!

Crente X Cristão
imagem reprodução ilustração

Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Atos 11:25-26

Escrevo esse texto para explicar a diferença gritante entre crente e cristão. Portanto, me acompanhe pelas linhas desse artigo e entenda essa grande diferença.

O significado da palavra crente é “aquele que acredita”. Portanto, qualquer coisa que uma pessoa acredita, faz dela um crente. Dando um passo a frente e relacionando a palavra crente com o tema religioso, podemos dizer que se uma pessoa acredita em Deus, é crente.

Pois bem, como diz o texto de Tiago 2:19, crer em Deus até os demônios creem e tremem. Ser só um crente, não faz de alguém aceitável a Deus. Sabe-se que sem fé é impossível agradar a Deus e a fé é inerente ao que crê.

A questão é que crer somente, não faz de ninguém um cristão.

A palavra cristão no original significa algo em torno de cristozinhos, miniaturas de Cristo ou alguém parecido com Cristo.

Ser cristão é um passo além de crente. Todo cristão é crente, mas nem todo crente é cristão. Cristão é aquele que parece com Cristo. Como o texto de Atos 11 diz, os discípulos de Jesus foram, pela primeira vez, chamados cristãos.

Por quê? Porque pareciam com Cristo. Pessoas que haviam estado com Jesus ou sabiam a forma de vida e atitudes Dele, identificaram as mesmas atitudes naqueles discípulos.

Ser crente é fácil! Ser cristão é mais complicado. Crente é a porta larga! Cristão é a porta estreita!

O cristão é aquele que anda como Cristo andou, nega-se como Ele se negou, ama como Ele amou, perdoa como Ele perdoou e por aí vai. Ele testemunha Cristo em tudo na sua vida. As atitudes espelham Cristo.

O que temos visto hoje são pessoas confusas em relação ao que são e muitos acham que basta ser crente e seguir sua vidinha medíocre longe de Deus só acreditando que Ele existe, fazendo orações vazias e que não expressam em nada o temor devido a Deus.

Essas pessoas esquecem que o modelo de justiça para Deus é Jesus. Acham que por simplesmente acreditarem em Deus, vão se livrar da ira vindoura. Dizem ser crentes em Deus, mas negam Cristo com em suas atitudes mundanas.

Deus vai identificar o cristão pelo modelo de Cristo. Cristo é a referência!

Quem não se assemelhar, nem de longe, com esse modelo vai ver cumprida na sua vida essa palavra profética de Jesus:

Alguém lhe perguntou: “Senhor, serão poucos os salvos?” Ele lhes disse: “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. “Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês’.” Então vocês dirão: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas’. “Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!’” Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês excluídos. Lucas 13:23-28

Paz!


Pr. Luciano Thomé

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE A MENSAGEM Facebook Twitter


Comente esta mensagem

Ok