21/12/2018 12h15 - Atualizado em 21/12/2018 12h15

Mais Jesus, menos religiosidade!

“Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade” (Jo. 4:23,24

Mais Jesus, menos religiosidade!
Imagem Ilustrativa/Reprodução

 

Deixando Jesus a Judéia lhe era necessário atravessar a Província de Samaria (Jo.4:4), pois em Sua agenda celestial Ele tinha um encontro marcado com uma mulher que talvez tivesse uma reputação não tão recomendável (Jo.4:16-18). E Jesus cansado da viagem se assenta junto ao poço de Jacó, e ali desenrola-se um diálogo entre Jesus e uma mulher samaritana.

Durante o diálogo de ambos, surgida uma dúvida Teológica trazida à tona pela mulher, que inquiria Jesus a respeito do lugar correto da adoração. Para os samaritanos a adoração a Deus deveria ser feita no Monte de Samaria, no entanto para os judeus a adoração legal seria somente no Templo de Jerusalém. Entretanto Jesus interrompe a fala da mulher e lhe traz um novo modelo, um novo paradigma de adoração.

Esse novo modelo de adoração revelado por Jesus à mulher extrapola vertiginosamente o paradigma antigo que era geográfico, visível e concreto. No Novo Testamento a geografia, o lugar, os ritos e os formalismos perdem a sua eficácia e dão lugar a uma nova forma de adoração: Em espírito e em verdade, onde o relacionamento com Deus não permite mais lugares específicos e mediadores humanos como meios para se cultuar a Deus.

Jesus pulveriza o estilo ritualístico da religião formalmente aprendida e nos ensina uma forma simples e desburocratizada de servi-lO: Venham e sigam-me! Venham simplesmente!  O fantástico é ter comunhão com Jesus em todo lugar, em todo tempo, em quaisquer circunstâncias, pois não é o lugar que nos recomenda a Deus e sim o nosso coração voltado a Ele. A adoração segundo Jesus é em espírito e em verdade.

Mais Jesus, menos religiosidade!

 

 

Voltar para o topo
COMPARTILHE A MENSAGEM Facebook Twitter


Comente esta mensagem

Ok